22 de ago. de 2012

CONCEPÇÃO E GESTAÇÃO

As 40 semanas de gestação são contadas a partir do primeiro dia do último período menstrual.
A concepção, de fato ocorre no período da ovulação, ou seja, dentro de duas semanas. O óvulo é fecundado pelo espermatozóide. Ele conterá 46 cromossomos e 48 mil genes, com os fatores hereditários do pai e da mãe.
24 horas depois da fecundação, o ovo se divide em duas células, que se dividem em quatro e assim por diante. A fase embrionária da gestação dura cerca de 5 semanas. Durante este tempo todos os principais órgãos internos começam a desenvolver.

O bebê está cercado de água, o líquido amniótico, que contém glicose, sais e serve para ajudar as trocas entre o organismo materno e o feto e ainda protege o bebê. A assistência pré-natal deve ter início o mais precoce possível.
Confirmada a gestação, deve ser agendada consulta com seu médico que irá cuidá-la para que sua gravidez transcorra dentro da normalidade.
 Dr. Leandro Netto – CREMERS 15444 - Ginecologista/Obstreta

15 de ago. de 2012

Testes em recém nascidos

Testes em recém nascidos podem identificar uma série de doenças
Principais testes que devem ser realizados nas primeiras 48 horas:

Tipagem sanguínea — realizado para identificar o tipo sanguíneo do recém-nascido, o sangue é colhido do cordão umbilical no ato do nascimento.

Teste do pezinho — conhecido também como triagem neonatal, esse teste rastreia alterações no metabolismo e pode detectar pa
tologias como fenilcetonúria, fibrose cística e hipotireoidismo congênito.

Teste do olhinho — é um exame muito importante, pois com ele é possível descartar a hipótese de catarata e tumores na retina do bebê.

Teste da orelhinha — feito normalmente pela equipe de fonoaudiologia, esse teste é obrigatório e constata precocemente a ausência de audição juntamente com exames complementares. A detecção precoce é fundamental para que seja realizado um tratamento eficaz, aumentando as chances de reabilitação de fala e audição.