13 de jan. de 2014

ACIDENTES POR AFOGAMENTOS

O afogamento, dentre as causas externas é um dos principais responsáveis por óbitos em menores que 4 anos de idade no país. Nesta faixa etária a maioria dos acidentes ocorre no domicílio, e na medida em que a criança cresce o local de ocorrência passa a ser fora do domicílio.
Ao contrário do que se imagina, o acidente ocorre de forma silenciosa. A cena da vítima debatendo-se na água e gritando por socorro é pouco descrita por testemunhas de afogamentos.

Deve ser lembrado que além do fato da morte, grande parte dos sobreviventes apresenta sequelas neurológicas graves e irreversíveis, fazendo com que a prevenção seja a melhor estratégia na abordagem do acidente por submersão.

RECOMENDAÇÕES

Procure esvaziar todos os reservatórios líquidos (baldes, piscinas de lona, banheiras, vaso sanitário, tanques e piscinas) ou tampá-los, crianças pequenas podem se afogar em camadas líquidas de 5 cm.

Crianças nunca devem permanecer sozinhas na banheira. No banho de seu bebê tenha tudo em mãos (toalha, sabonete, roupa) para não se ausentar do local.

Pais ou responsáveis devem orientar as crianças e adolescentes sobre as regras de segurança de piscinas, assim como, de parques e esportes aquáticos. Sempre deverão ser educados a evitar brincadeiras agressivas à beira de piscinas, lagos e rios. Nunca ingerirem álcool e/ou drogas. Devem ler e respeitar avisos de segurança em locais públicos como praias. Nunca desafiar seus próprios limites.

A presença de brinquedos dentro da piscina é um atrativo que deve ser evitado.

Em praias procurar locais onde haja salva-vidas e não mergulhar em águas turvas; procurar nadar longe de cais, embarcações, rochas e correntezas. Em lagoas e represas geralmente se desconhece sua profundidade e eventuais buracos.

Em passeios de barcos e afins use sempre o colete salva vidas que é mais seguro que flutuadores (bóias de braço, câmara de pneu,prancha).

Embora não se comprove a eficácia das lições de natação em prevenir afogamentos, todo esporte é saudável e deve ser incentivado.

Lembrar ao construir sua piscina residencial que o objetivo é de lazer, não justificando grandes profundidades. Piscinas e similares devem ser adequadamente cercadas (1,5m de altura e espaço entre grades menor ou igual a 12 cm) e de preferência com portão e tranca. Todo construtor com responsabilidade conhece e tem normas técnicas de segurança a cumprir.