26 de mar. de 2014

MUDANÇA DE TEMPERATURA AUMENTA O RISCO DE DOENÇAS

Quando a estação muda, a defesa diminui e a pessoa fica mais vulnerável. Gripe, resfriado, amidalite, bronquite e até mesmo pneumonia são alguns dos problemas mais comuns nessa época do ano, quando a defesa do organismo fica enfraquecida, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.
As mudanças bruscas de temperatura deixam as pessoas com a imunidade baixa, momento em que os vírus conseguem causar um processo inflamatório na mucosa, desenvolvendo gripes e resfriados. No caso de doenças causadas por bactérias, como a pneumonia, o início também é nessa fase, quando o organismo não consegue se defender por causa da mucosa inflamada. Nessa hora, as bactérias já existentes no corpo encontram um bom ambiente para se proliferarem e, por isso, a pessoa fica doente.

Entre os sintomas mais comuns de problemas nessa época, está a coriza, dor de garganta e também dores no corpo. Para evitar, é importante manter uma alimentação saudável, dormir bem, fazer atividade física e evitar alterações de temperatura, especialmente se a pessoa for mais sensível a isso.

Existe também a opção da vacina, que tem efetividade de mais de 90%. No próximo dia 15 de abril, a vacinação contra a gripe chega aos postos médicos direcionada a grupos de risco, como crianças menores de 2 anos, idosos com mais de 60 anos, etc.