11 de nov. de 2014

MATERNAGEM

Amamentar é um ato psíquico,

Indiscutivelmente,um ato político,
Seguramente,um gesto psicológico...
Amamentar é um momento magnífico,
Traduz,decerto,um posicionamento crítico,
Amamentar é um ícone ecológico...
Para muitas mães,traduz um ato prático,
Para muitos bebês,um exercício rítmico,
Talvez,dos movimentos,o mais democrático,
Dos comportamentos, o mais mítico...
Amamentar é fantástico...
É o antídoto contra o bico plástico,
É mais antigo que o homem paleolítico,
Definitivamente,o encontro mais romântico
Possivelemtne,o termo mais poético,
Provavelmente,o contato mais intimo,
E,embora às vezes ganhe um tom dramático,
Não há como negar-lhe o lado místico...
Não há como não ver seu lado lúdico,
De significado tão elástico,
Coerente como um cálculo aritmético.
Por isso um gesto sempre tão simpático,
Por isso nunca de um padrão estático,
Por isso quase sempre um gosto estético...

Marcus Renato de Carvalho
Luis Alberto Mussa Tavares


MÉTODO MCKENZIE

MÉTODO MCKENZIE é a mais nova inovação que apresento aos meus pacientes. É um sistema de avaliação que determinar o tratamento do paciente. É uma excelente técnica para tratar lombalgias, cervicalgias, cefaleias, hérnia de disco. O seu diferencial em relação aos outros tratamentos é que se usa movimentos repetidos e a ênfase na independência do paciente.

Dr. Carlos Vinícius Chaves Dias – CRM 17041 Ortopedista e Traumatologista
Dra. Rosani Frantz Predabon - Fisioterapeuta Crefito 5/9564F Especialista em Fisioterapia Osteopática /Formação em Podoposturologia (Palmilhas)

Podoposturologia

A Podoposturologia tem o objetivo de diagnosticar e organizar as lesões ascendentes que afetam a biomecânica ideal para um individuo em suas atividades diárias, profissionais e desportivas, propiciando um bem-estar estático e dinâmico ao paciente.



Realiza-se um diagnostico preciso e detalhado dos planos biomecânicos e, em seguida, confeccionamos palmilhas proprioceptivas (posturais) e palmilhas termomoldáveis (conforto e absorção de impacto).A introdução de elementos estimulatórios ativa o sistema proprioceptivo, que estimula a reação do fuso neuromuscular, promovendo ajustes biomecânicos com atuação do controle motor. As palmilhas são confeccionadas individualmente e com materiais específicos para cada patologia ou necessidades esportiva ou postural.

Dra. Rosani Frantz Predabon - Fisioterapeuta Crefito 5/9564F

Especialista em Fisioterapia Osteopática /Formação em Podoposturologia (Palmilhas)

Osteopatia


É a única Terapia Manual que propõe um programa com técnicas diferentes e complementares que permitem ao fisioterapeuta a adaptação precisa à causa e à necessidade individual do paciente, seguindo o princípio das terapias suaves: “O objetivo é tratar a causa da dor através de um trabalho GLOBAL das cadeias ascendentes e descendentes, e não tratar somente os sintomas dolorosos”.


A OSTEOPATIA permite ao fisioterapeuta tratar todas as patologias posturais, articulares e
vertebrais de maneira eficaz e duradoura.

Dra. Rosani Frantz Predabon - Fisioterapeuta Crefito 5/9564F
Especialista em Fisioterapia Osteopática /Formação em Podoposturologia (Palmilhas)


ORTOPEDIA E DOR LOMBAR

O diagnóstico correto para dor lombar é fundamental para o sucesso do tratamento. Cerca de 80% das pessoas têm, em algum momento da vida, dor na coluna. São vários os motivos para este número tão expressivo: má postura, lesão, esforço repetitivo, má formação etc.  A dor também pode ser em qualquer uma das várias estruturas que compõem a coluna, como os discos, ligamentos, articulações facetarias, nervos e músculos. Com isso, observamos que cada caso é particular e exige um tratamento específico, além de medidas de prevenção. Por tudo isso, é tão importante que você saiba exatamente o que tem e quais os tratamentos que existem para combater o seu caso específico.
Aqui na clinica temos várias opções de tratamento.

Dr. Carlos Vinícius Chaves Dias – CRM 17041 Ortopedista e Traumatologista



Cuidado - Adoçantes artificiais estão ligados à intolerância à glicose.

Os adoçantes artificiais aspartame, sucralose e sacarina produzem anormalidades em camundongos e em alguns humanos, segundo pesquisa publicada em 17 de Setembro último, em uma das mais conceituadas revistas cientificas do mundo, a NATURE. 
As alterações na tolerância à glicose parecem ser provocadas pela microbiota (flora microbiana do trato gastro intestinal) e pode ser produzida em camundongos quando administramos a eles micróbios intestinais de uma pessoa que faz uso continuado de adoçantes. 
Foi encontrado que os adoçantes artificiais podem orientar a um aumento exagerado dos níveis de glicose sanguínea, a mesma condição que nós freqüentemente tentamos evitar que aconteça, e por isso consumimos os adoçantes artificiais. Devido ao fato destes adoçantes artificiais não serem digeridos ou absorvidos pelo corpo humano, os investigadores hipotetizaram que os micróbios intestinais eram os responsáveis por estes resultados. 
E assim, administrando micróbios de camundongos que receberam sacarina na sua dieta a camundongos livres de micróbios, estes mostraram alterações na glicemia enquanto que camundongos que beberam glicose, não apresentaram. 
Um experimento que envolveu 381 participantes não diabéticos mostrou que o consumo em longo prazo de adoçantes artificiais estava associado com aumento de medidas de obesidade central e de intolerância à glicose. Mas ainda, os experimentos humanos não são suficientes para fazer recomendações se a população deve ou não consumir adoçantes. 
 Dr. Elton Erhardt – CRM 23120/ Endocrinologia

A recepção como diferencial!!!

A recepção de um consultório ou de uma clínica é bem mais do que apenas um local onde os pacientes aguardam pela consulta. Neste espaço, todos os elementos podem influenciar a percepção de qualidade, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa. Por isso mesmo é tão importante que a equipe que atua nela esteja preparada para lidar com as mais diversas situações. Uma sala de espera abriga pessoas bem diferentes em torno de um objetivo em comum: a busca por um atendimento médico eficiente. Neste local, a recepcionista reina absoluta. Seu objetivo é receber os pacientes, orientá-los sobre o consultório e auxiliar no que mais for preciso.             

Essa posição de destaque pode transmitir a impressão de que não é preciso fazer muito para se sair bem. Mas isto é um equívoco. Atender bem é uma arte fundamental para qualquer prestação de serviço. Com isso, podemos concluir que o trabalho dos funcionários da recepção pode ser tão importante quanto o do médico quando o objetivo é oferecer um atendimento de excelência. O paciente também é impactado pelo ambiente em si e os elementos que o compõem: limpeza, decoração, disposição dos móveis, conforto disponível, facilidades como TV, música ambiente, etc. E todos estes itens devem ser gerenciados pela equipe da recepção. A recepcionista não apenas verifica se estes elementos estão dentro do esperado como também tem papel fundamental ao recolher o feedback e as impressões manifestadas pelas pessoas que por ali passam. 
             
Hoje, mais que atender bem, o consultório ou clínica deve estar focado em conquistar a confiança dos pacientes e gerar credibilidade. E para que este resultado seja atingido, médico e sua equipe de recepção devem trabalhar juntos e de maneira harmoniosa. 
 Muitos dizem até que a recepção é o cartão de visita do médico. Não é para menos. É neste ambiente que o paciente fará suas primeiras observações e tirará conclusões sobre a qualidade do serviço e a seriedade do profissional. E mais: a sala de espera é o local onde normalmente as pessoas passam a maior parte do tempo quando buscam um serviço de saúde.


Carla Cristiane Muller e Maria Joaquina Ribeiro Pires - Secretárias