12 de mar. de 2015

Dra. LIANE NETTO INDICADA PARA O PRÊMIO CIDADÃO DO VS


A Drª Liane Netto, médica pediatra da Vita Clínica, coordenadora dos Encontros de Gestantes que promove o aleitamento materno e o vínculo mãe-bebê, foi uma das 5 pessoas indicadas pela redação do jornal VS para 2ª edição do Prêmio VS Cidadão. 

O Prêmio VS Cidadão tem como objetivo valorizar os cidadãos que se destacam em diversas áreas de São Leopoldo. A escolha é através do voto popular pelo site do jornal. 

 Liane também é voluntária da Associação Vida Nova-creche/escola com inclusão para deficiências múltiplas e idealizadora do Projeto Visita Pet do Hospital Centenário.

Dr. LEANDRO PARTICIPA DE CURSO DE TÉCNICAS AVANÇADAS EM CIRURGIA GINECOLÓGICA

No próximo dia 16, o Dr. Leandro Netto estará novamente no IRCAD,  em Barretos, participando do curso de Técnicas Avançadas em Cirurgia Ginecológica.

Buscando o aperfeiçoamento em cirurgia minimamente invasiva o Dr. Leandro  vem consolidando os passos técnicos que são utilizados em procedimentos laparoscópicos avançados. Em 2014, ele participou do curso de Cirurgia Ginecológica em Endometriose Severa.


Barretos, muito conhecida pelos rodeios, também é conhecida na área de saúde por ser sede do maior Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer da América Latina, mantida pela Fundação Pio XII e também a responsável por implantar no município o IRCAD. O IRCAD é referência na América Latina como centro de treinamento em  cirurgia minimamente invasiva (Videolaparoscopia).

3 de mar. de 2015

Por que a depilação íntima completa pode causar danos à saúde feminina

Quando o assunto é depilação íntima, a mulherada costuma se dividir. Há quem prefira algo mais naturalista, retirando o mínimo de pelos, quem opte por manter um filete de fios na região frontal e também quem seja adepta da depilação completa  - prova disso é a técnica popularizada como “brazilian wax”, que vêm conquistando mais e mais adeptas no exterior. Conservar a pele lisinha pode ser a preferência de muitas mulheres, mas o que nem todas sabem é que A AUSÊNCIA DE PELOS PUBIANOS PODE OCASIONAR PROBLEMAS À SAÚDE, incluindo inflamações e contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o ginecologista Elson Almeida, do Hapvida Saúde, os pelos servem como uma defesa para o organismo e a depilação íntima completa deixa esta região mais exposta ao ambiente externo, aumentando a possibilidade de contaminações.

— Com a retirada dos pelos, bactérias têm acesso livre para região interior da pele, podendo ocasionar inflamação ou infecção, que precisará de acompanhamento médico. O atrito direto com a calcinha e absorventes são outros fatores que aumentam a umidificação do local, responsáveis pela proliferação de bactérias —, explica.

Pelos encravados e alergia também são reações frequentes em peles mais sensíveis quando são expostas às depilações com cera quente ou lâminas.

— Ceras reutilizadas e espátulas usadas para passar a cera também podem ser transmissores de vírus e bactérias, caso tenham sido utilizados em um cliente infectado —, alerta o médico.

Em caso de lesão na área decorrente da depilação, vale ficar atenta: em contato com outra pele danificada, pode ser transmissora de doenças sexualmente transmissíveis.

— O recomendado é evitar relações sexuais após a depilação, pois a possibilidade de infecção aumenta quando há contato com uma pessoa infectada.

Ao contrário do que muitos pensam, manter os pelos não é falta de higiene, mas o aconselhado é que eles sejam aparados regularmente para aeração genital. O recomendado é manter o pelo com 2 cm de comprimento. Para quem não quer abrir mão da depilação completa, seguem os conselhos do ginecologista:

Cuidados pré-depilação
• Higienizar bem a área: lave a região ou use loções especiais pré-depilatórias, que ajudam na limpeza e na aderência da cera e eliminam bactérias;

• Esfoliação: três dias antes da retirada dos pelos, esfoliar a pele ajuda a eliminar as impurezas e prevenir os pelos encravados.
Cuidados pós-depilação
• Produtos: usar produtos calmantes logo após o procedimento evitam irritações. Evite os que possuem álcool ou cremes muito pesados;

• Evitar roupas apertadas no local depilado: em regiões sensíveis como a virilha há maior tendência do pelo encontrar dificuldades para atravessar a pele, causando o encravamento.


Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/por-que-depilacao-intima-completa-pode-causar-danos-saude-feminina/