26 de jun. de 2015

CASOS DE SÍFILIS AUMENTA E PREOCUPA ESPECIALISTAS

Uma epidemia silenciosa de sífilis avança no Brasil, e o mais preocupante é que grande parte dos infectados não sabe que está transmitindo a doença para outras pessoas. Segundo o infectologista José Valdez Madruga, a enfermidade tem uma característica peculiar: três semanas após a contaminação surge uma lesão ulcerativa na genitália do infectado – na região do freio ou frênulo do prepúcio, nos homens, e no encontro dos pequenos lábios, nas mulheres – que some espontaneamente depois de alguns dias, dando a falsa impressão de cura.
 
“A maioria das pessoas não tem noção de que está contaminada, pois após o desaparecimento das lesões, os sintomas não são muito visíveis. Podem surgir manchas vermelhas na pele, mas muitas vezes o paciente não as associa à doença. Na verdade, ele só vai descobrir se for ao médico e lhe for solicitado um exame de sangue específico”, informa.

A situação é bastante grave, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de adultos contaminados aumentou, em seis anos, mais de 600%, segundo estatísticas da Secretaria Estadual da Saúde. Aproximadamente sete pessoas são infectadas diariamente pela bactéria Treponema pallidum, que causa a sífilis.

Nos casos das mulheres grávidas, o aumento também foi grande. O número de infectadas saltou de 1.863, em 2005, para 21.382, em 2013, alta que equivale a mais de 1.000%.

“As pessoas precisam saber que também é possível contrair a doença por meio do sexo oral e anal”, completa Madruga. Use camisinha em todas as relações sexuais.


Se você possui alguma dúvida em relação a sintomas e tratamento ligue para o Disk DST/Aids: 0800-162550.

19 de jun. de 2015

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOAR SANGUE

A taxa de doadores despenca no período mais frio do ano. Veja os requisitos básicos para fazer a sua parte e não deixar os bancos de sangue em situação de emergência O Dia Mundial do Doador de sangue é comemorado em 14 de junho. A data serve para estimular as pessoas a procurarem mais os hemocentros e hospitais de suas cidades para realizar essa boa ação. Nos meses mais frios do ano, o estoque de líquido vermelho cai bastante. Isso acontece, em parte, porque no outono e no inverno aumentam os casos de viroses e outras infecções, doenças que impedem a retirada de sangue por um tempinho. 

Você quer doar sangue, mas não sabe direito o que fazer ou aonde ir? 
Abaixo você confere as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto: 

Quem pode doar? 
Qualquer pessoa com idade entre 18 e 67 anos que pese mais de 50 quilos. Jovens de 16 ou 17 anos também estão aptos, desde que tenham o consentimento dos pais ou dos responsáveis.

Quanto tempo demora? 
A coleta do sangue é bem rápida: leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local. 

O procedimento oferece algum perigo? 
Não. A doação é totalmente segura e não apresenta nenhum risco. Os materiais utilizados, como a agulha e os cateteres, são descartáveis. 

Quanto sangue é retirado? 
São 450 mililitros. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas. 

Mas meu corpo não vai sentir falta desse sangue? 
Não. Nós possuímos cerca de 5 litros do líquido vermelho circulando pelos vasos. A retirada não prejudica em nada: o organismo repõe e alcança os níveis normais em até 72 horas. 

Onde eu posso doar? 
Nos principais hospitais e hemocentros próximos da sua casa. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde estaduais e municipais. 

Existem algumas doenças que impedem a doação de sangue? 
Sim. Doenças infecciosas, como a gripe, e inflamatórias, como aquelas que atacam o intestino, exigem que a doação seja postergada para outra data. Em caso de dúvida, converse com o profissional de saúde do hemocentro para saber se tudo está ok. 

E o que eu preciso levar no dia da doação? 
Apenas um documento original com foto. 

Eu fiz uma cirurgia recentemente. Posso doar sangue? 
Você deve esperar 72 horas para doar sangue após uma extração dentária. Operações simples, como apendicite e retirada de varizes, pedem 3 meses. Procedimentos mais complexos, como a remoção da tireoide ou de um rim, meio ano. Caso você tenha passado por uma transfusão de sangue ou fez uma tatuagem, é importante aguardar por um ano. 

E quanto tempo eu tenho que esperar entre uma doação e outra? 
Os homens podem visitar o banco de sangue a cada 60 dias. Já as mulheres devem aguardar três meses. 

E depois de doar sangue?
Devo seguir alguma recomendação médica? Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia. Também é importante não praticar esportes radicais, como paraquedismo ou mergulho, ou dirigir veículos de grande porte. 

A taxa de doações no Brasil é baixa? 
De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, os brasileiros produzem 3,6 milhões de bolsas de sangue todos os anos. Isso significa que 1,8% da população é doadora. Nós estamos dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde: eles pedem que 1 a 3% do país tenha o costume de deixar a sua contribuição nos hemocentros. Mas os especialistas garantem que esse número precisa subir. 

Que tal ser um doador de sangue?

15 de jun. de 2015

Você sabe o quão importante a vitamina A pode ser para a sua saúde?

De acordo com nutricionistas ela pode agir diretamente na visão, no crescimento, na integridade das células que revestem o corpo (formando uma barreira contra infecção) e no crescimento e desenvolvimento do esqueleto.

Isso sem contar que o nutriente ainda possui função antioxidante no organismo, sendo capaz de combater o envelhecimento precoce e o câncer, prevenir doenças crônicas como catarata e artrite, e ainda amenizar os riscos de problemas cardiovasculares.


Em todo caso vale ressaltar que o melhor a fazer antes de adotar qualquer dieta específica ou outra medida relacionada à alimentação é sempre consultar um especialista. Apesar disso, você pode saber desde já quais são alguns dos principais alimentos capazes de fornecer o nutriente. A seguir você confere a lista.

Os alimentos que são verdadeiras fontes de vitamina A são:  fígado, agrião, couve, mamão, tomate, pimentao-vermelho, abóbora, pimentão vermelho, batata doce.


Fonte: http://www.clickgratis.com.br/saude

11 de jun. de 2015

45% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO USA CAMISINHA

45% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO USA CAMISINHA

Embora a grande maioria dos brasileiros admita que a camisinha é a melhor maneira de prevenir uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a aids, dados divulgados dia 28/1 pelo Ministério da Saúde mostram que 45% da população sexualmente ativa do país não utilizou preservativo nas relações sexuais nos últimos 12 meses.

Os dados, inéditos, são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados em Brasília, durante o lançamento da campanha de prevenção às DST e aids para o carnaval 2015. Realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas da faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.

QUASE METADE DOS JOVENS HOMOSSEXUAIS NÃO USA CAMISINHA


Os dados comparativos com pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo na última relação sexual, ocorrida nos últimos 12 meses, se manteve praticamente estável: 52% em 2004, 47% em 2008 e 55% em 2013, apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso do preservativo durante todos esses anos. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 19%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 44% no ano de 2013.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde