26 de ago. de 2015

Endometriose

Seguindo com algumas orientações, comentaremos hoje sobre Endometriomas de Ovário, que são cistos que acometem em torno de 44% das mulheres com endometriose.

Como o tratamento clínico isolado não tem resposta e o tratamento por meio de aspiração do cisto guiada por ultrassonografia não é indicado, devido devido aos altos índices de recorrência, além do risco de infecção, o tratamento cirúrgico vídeolaparoscópico dos endometriomas é a alternativa terapêutica mais eficaz.

As principais indicações são: dor pélvica, dispareunia e infertilidade ou a possibilidade de interferir com o tratamento de infertilidade. Estudos recentes demonstram que mulheres submetidas ao tratamento cirúrgico conservador como cistectomias ou ooforoplastia (retirada da cápsula do cisto preservando ovário) ou apenas a drenagem do cisto com destruição da cápsula NÃO apresentam prejuízos dos resultados reprodutivos, o primeiro com melhores resultados.

Hoje somos sabedores, que a preservação dos ovários em período reprodutivo, em endometriomas, tem papel fundamental não só na terapêutica mas também na perspectiva e padrão de vida da mulher. É claro que os casos devem ser individualizados e a escolha do tratamento cirúrgico tem que considerar idade do paciente, quadro clínico, tempo de infertilidade e a possibilidade de realização de fertilização ou não.

Dr. Leandro Netto
Ginecologista e Cirurgião de Vídeolaparoscopia

12 de ago. de 2015

Endometriose - algumas orientações.

A endometriose caracteriza-se por uma doença crônica, inflamatória e hormônio dependente que afeta as mulheres no período reprodutivo.

As queixas da mulher com endometriose são variáveis e podem estar relacionados à localização da doença. As mais frequentes são dismenorreia (dor durante o fluxo menstrual, cólica), dispareunia de profundidade (dor na relação no interior da pelve), dor pélvica crônica (dor que perdura por mais de seis meses) e alterações intestinais e urinárias durante o período menstrual, como dor e sangramento. 

Muitas mulheres consultam vários ginecologistas por anos até se estabelecer o diagnóstico definitivo da doença.

O diagnóstico de endometriose deve ser considerado em todas as mulheres em idade reprodutiva com as queixas descritas acima, associados a uma dificuldade para engravidar, além de um detalhado exame com seu ginecologista na busca de alterações pélvicas. A associação de sintomas com alterações do exame físico são bastante indicativas de doença. Sintomas em órgãos distantes da pelve feminina que ocorrem no período menstrual são suspeitos de endometriose não ginecológica como o sangramento nasal, entre outras. O diagnóstico definitivo de endometriose é CIRÚRGICO, recomendado a Vídeo-Laparoscopia.

As mulheres com endometriose tem uma baixa qualidade de vida quanto aos fatores disposição física/mental e dor corporal, tendo piores resultados quanto maior o tempo para o seu diagnóstico.

Dr. Leandro Netto

Ginecologista e Cirurgião de Vídeolaparoscopia