17 de jun. de 2016

DIETA DO MEDITERRÂNEO COM ALTO TEOR DE GORDURA NÃO CAUSA AUMENTO DE PESO

A dieta do mediterrâneo com alto teor de gordura não leva automaticamente ao aumento do peso corporal. Este é o resultado de um estudo espanhol com duração de vários anos publicado na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology”.  

O teor de gordura na dieta não é, necessariamente, uma medida útil dos benefícios e malefícios do alimento, enfatizou o estudo. Para esse estudo, pesquisadores da Universidade de Barcelona (Espanha) incluíram 7.447 participantes entre 55 e 80 anos de idade com uma dieta específica durante um período de 5 anos. 90% deles tinha sobrepeso e todos tinham risco cardiovascular ou diabetes tipo 2. 

Os participantes foram randomizados entre 3 grupos. Um dos grupos (2.543 pessoas) deveria se alimentar com uma dieta do mediterrâneo sem restrição de calorias e rica em azeite de oliva; o 2º grupo (2.454) se alimentou com uma dieta do mediterrâneo sem restrição de calorias e rica em nozes e o 3º grupo (2.450 pessoas) deveria se alimentar com uma dieta com pouca gordura.  

Após 5 anos, a ingestão total de gordura havia diminuído de 40 a 37,4% no grupo seguindo a dieta com pouca gordura. Em contraste, ela havia aumentado ligeiramente nos dois grupos seguindo a dieta do Mediterrâneo (de 40 para 41,8% no grupo de azeite de oliva e de 40,4 para 42,2% no grupo de nozes). Já a porcentagem de ingestão de energia de proteínas e carboidratos diminuiu nos dois grupos seguindo a dieta do mediterrâneo. Todos os participantes do estudos haviam perdido algum peso (0,88 kg no grupo de azeite de oliva, 0,60 kg no grupo com dieta com baixo teor de gordura, 0,40 no grupos das nozes). Contudo, a circunferência da cintura havia aumentado (1,2 cm para a dieta com baixo teor de gordura, 0,85 cm para o grupo de azeite de oliva e 0,37 cm para o grupo das nozes).  

O estudo forneceu provas adicionais de que o teor completo de gordura na dieta não é o elemento mais importante, mas sim que o tipo de gordura consumido é importante – e que ácidos graxos em nozes, peixes e vegetais ricos em fenóis são mais saudáveis, diz o autor do estudo, Ramon Estruch. A dieta do Mediterrâneo com alto teor de gordura não tem praticamente nenhum efeito no peso corporal ou circunferências da cintura, mas oferece muitos benefícios bem conhecidos. 

Fonte: http://www.univadis.com.br