14 de abr. de 2014

Dra. Liane Netto participa de congresso

A Dra. Liane Netto, pediatra da Vita Clínica, participou do HOT TOPICS EM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS PEDIÁTRICAS 2014, nos dias 11 e 12 de abril, em Porto Alegre.

Na foto, Dra. Angela Orlandini, Dra. Jane Magalhães, Sandro, representante do laboratório GSK, e Dra Liane Netto

9 de abr. de 2014

Avós que tomam conta dos netos uma vez por semana são mentalmente mais ativas, diz estudo

Cuidar dos netos uma vez por semana ajuda a manter as avós mentalmente ativas, constatou um estudo publicado no jornal The North American Menopause Society. Isso é uma boa notícia especialmente para aquelas que se encontram no período pós-menopausa, quando precisam se prevenir e reduzir os riscos de desenvolver Alzheimer e outras doenças cognitivas.

Por outro lado, tomar conta dos pequenos cinco dias por semana ou mais teve alguns efeitos negativos em testes de acuidade mental realizados na pesquisa.
— Sabemos que as mulheres mais velhas, que são socialmente engajadas, têm uma melhor função cognitiva e um menor risco de desenvolver demência posteriormente. Entretanto, o excesso também pode ser prejudicial — afirmou a diretora executiva da publicação, Margery Gass.
Três testes diferentes foram aplicados em 186 australianas, com idades entre 57 e 68 anos, para avaliar a sua capacidade mental. Entre as 120 avós, aquelas que passaram um dia por semana cuidando dos netos tiveram o melhor desempenho. Ao contrário, aquelas que tomaram conta dos pequenos durante cinco ou mais dias por semana saíram-se significativamente pior nos testes que avaliaram memória e velocidade de processamento mental. A descoberta surpreendeu os pesquisadores, os quais não esperavam por esses resultados.
Embora outras investigações já tivessem analisado a relação entre a capacidade e atividade mental e ser socialmente engajado, esta é a primeira vez que uma pesquisa enfoca o comportamento deste grupo específico.
— Já que ser avó é um papel social tão importante e comum para as mulheres na pós-menopausa, precisamos saber mais sobre os seus efeitos futuros na saúde— explica Margery.


2 de abr. de 2014

Dra Liane Netto esclarece

TESTES EM RECÉM NASCIDOS PODEM IDENTIFICAR UMA SÉRIE DE DOENÇAS. 

Principais testes que devem ser realizados nas primeiras 48 horas:

Tipagem sanguínea — realizado para identificar o tipo sanguíneo do recém-nascido, o sangue é colhido do cordão umbilical no ato do nascimento. 

Teste do pezinho — conhecido também como triagem neonatal, esse teste rastreia alterações no metabolismo e pode detectar pa tologias como fenilcetonúria, fibrose cística e hipotireoidismo congênito. 

Teste do olhinho — é um exame muito importante, pois com ele é possível descartar a hipótese de catarata e tumores na retina do bebê.

Teste da orelhinha — feito normalmente pela equipe de fonoaudiologia, esse teste é obrigatório e constata precocemente a ausência de audição juntamente com exames complementares. 

A detecção precoce é fundamental para que seja realizado um tratamento eficaz, aumentando as chances de reabilitação de fala e audição.

PEDIATRA DA VITA CLÍNICA PARTICIPA DE CONGRESSO

A Dra. Liane Netto, pediatra da Vita Clínica, participará do HOT TOPICS EM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS PEDIÁTRICAS 2014, nos dias 11 e 12 de abril, no Anfiteatro Prédio 40 - Campus Central da PUCRS. 

E de 15 a 17 de maio, participa do VII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que ocorrerá em Porto Alegre.