VÍDEOLAPAROSCOPIA GINECOLÓGICA

A vídeolaparoscopia ginecológica é um método operatório minimamente invasivo que permite monitorar o ato operatório em tela de vídeo e realizar intervenções complexas por meio de abordagem cirúrgicas a partir de minúsculas incisões de acesso a pelve feminina.

       O procedimento é realizado com um instrumento denominado laparoscópio. Esse instrumento é uma pequena ótica tubular, que contém uma fonte de luz e uma câmera acoplada, emitindo imagens em tempo real do interior da cavidade abdominal e da pelve a um monitor  que está  conectado à câmera do laparoscópio.

A vídeolaparoscopia ginecológica pode ser utilizada para auxiliar no diagnóstico de uma série de doenças que acometem a pelve feminina através de uma visualização direta e biopsias.  

As cirurgias ginecológicas estão entre as intervenções vídeo-laparoscópicas mais frequentes, exemplo: histerectomia (retirada de útero), cirurgias nos ovários, trompas e cirurgias de endometriose entre outras.

Os principais benefícios da vídeolaparoscopia quando comparada à cirurgia convencional aberta são:
  • Maior satisfação dos pacientes
  • Menor traumatismo operatório
  • Pronto restabelecimento pós-operatório
  • Menor trauma peritoneal
  • Menor quantidade de aderências
  • Menor índice de infecção (hospitalar, da incisão, etc.)
  • Cicatriz operatória menos evidente 
  • Preservação da dinâmica da parede abdominal. 
  • Menor custo operacional global e menor tempo de internação.
  • Menor índice de complicações cárdio-vasculares e pulmonares em pacientes de alto risco (idosos, cardíacos, etc.).
  • Menor imunodepressão.
  • Menos dor no pós-operatório imediato e tardio 

O PROCEDIMENTO

Em cirurgias  vídeolaparoscópicas, são realizadas pequenas incisões cirúrgicas (medindo cerca de 1,0-1,5 cm), habitualmente na região umbilical e nas regiões inguinais. Para a realização do procedimento cirúrgico é necessário a introdução de gás na cavidade abdominal com o intuito de distendê-la. Isso permite uma maior visibilidade das estruturas e um maior espaço para o cirurgião realizar qualquer tipo de manipulação no órgão da pelve feminina.

Dependendo do tipo de procedimento a ser realizado, pode-se optar por realizar algumas incisões cirúrgicas extras (principalmente para facilitar a manipulação das pinças ou para retirar peças cirúrgicas maiores).

RECUPERAÇÃO APÓS A VIDEOLAPAROSCOPIA

A alta hospitalar vai depender da complexidade cirúrgica, mas dependendo do procedimento sua alta pode ser logo após a recuperação anestésica ou  em um ou dois dias dependendo da complexidade.

Nos primeiros dias após a cirurgia, é comum apresentar dor ou desconforto na cavidade abdominal, principalmente nos locais aonde foram realizadas as incisões cirúrgicas. Não tenha receio em utilizar medicações analgésicas para combater esses sintomas.

Uma pequena quantidade do gás que foi utilizado para distender sua cavidade abdominal pode permanecer dentro do abdome após o procedimento, causando alguns sintomas:
·  Dor no ombro (decorrente da irritação diafragmática);
·  Sensação de gases intra-abdominais;
·  Desconforto no andar superior do abdômen.

Esses sintomas são comuns e você não deve se preocupar. O período de recuperação é curto, durando geralmente um a dois dias após o procedimento (tempo necessário para o gás ser absorvido).

O período de recuperação é variável entre cada paciente. Depende de diversas condições, tais como o motivo do procedimento ter sido realizado, sua condição física e o surgimento ou não de possíveis complicações.

Caso você tenha realizado a vídeo-laparoscopia, provavelmente poderá retomar as suas atividades cotidianas em um período curto de dias.

É importante que você siga corretamente as orientações fornecidas pelo seu médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário