CONCEPÇÃO/GESTAÇÃO




CONCEPÇÃO E GESTAÇÃO

As 40 semanas de gestação são contadas a partir do primeiro dia do último período menstrual. A concepção, de fato ocorre no período da ovulação, ou seja, dentro de duas semanas. O óvulo é fecundado pelo espermatozóide. Ele conterá 46 cromossomos e 48 mil genes, com os fatores hereditários do pai e da mãe. 24 horas depois da fecundação, o ovo se divide em duas células, que se dividem em quatro e assim por diante.

A fase embrionária da gestação dura cerca de 5 semanas. Durante este tempo todos os principais órgãos internos começam a desenvolver. O bebê está cercado de água, o líquido amniótico, que contém glicose, sais e serve para ajudar as trocas entre o organismo materno e o feto e ainda protege o bebê.


A assistência pré-natal deve ter início o mais precoce possível. Confirmada a gestação, deve ser agendada consulta com seu médico que irá cuidá-la para que sua gravidez transcorra dentro da normalidade.

- 1 A 4 SEMANAS DE GESTAÇÃO
Para muitas mulheres, o primeiro sinal da gravidez é a falta de menstruação. Outros sintomas incluem repulsa ou desejo por determinados alimentos, cansaço e sonolência, náuseas e vômitos, alterações de humor.
As náusea e vômitos, mais comuns na parte da manhã, mas podendo ocorrer a qualquer hora do dia, são freqüentes nos primeiros três meses de gestação, tendo como causas mais prováveis o desequilíbrio hormonal, tensão e ansiedade. Orienta-se a fazer pequenas refeições com intervalos regulares evitando ficar com o estomago vazio com refeições copiosas com intervalos longos, evitando alimentos de difícil digestão.
O médico prescreve, por três meses, o ácido fólico, também conhecido como vitamina B6 ou vitamina M (vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina), que ajudará na placentação e formação de tubo neural (o sistema nervoso central do bebê).

- 5 A 6 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê já tem de 5 a 6mm, é do tamanho de um grão de arroz e os órgãos começam a se formar.
Durante estas semanas, os sintomas da gravidez se tornam mais perceptíveis. A futura mamãe poderá sentir mais enjôo, sobretudo pela manhã, ou um aumento de salivação. Seu corpo produz mais sangue durante a gravidez e seu coração bate mais rápido do que o normal para levar o sangue extra.
As mudanças em seu corpo se tornam mais visíveis: seios mais sensíveis ou inchados com a auréola maior e mais escura, vontade de urinar com freqüência, aumento de acne.
Nessa fase, é comum sentir-se menos estimulada para o sexo, a libido fica mesmo mais baixa. As relações sexuais não são contra-indicadas. As contra indicações seriam ameaça de aborto, parto prematuro ou as indicadas pelo seu obstetra.

- 7 SEMANAS DE GESTAÇÃO
Nessa fase o tamanho do bebê é de cerca de 25 mm, o coração dele bate mais ou menos 150 vezes por minuto e já estão definidos os olhos, nariz, lábios, orelha, órgãos internos e sistema nervoso central e o sexo.
A gestante poderá ter a sensação de que vai menstruar a qualquer momento, talvez sinta dor nas mamas, porque a progesterona - que é o mesmo hormônio da TPM - está alta, para manter a gravidez. Isso é normal.
Nesse período é comum não engordar ou até perder peso, pois o apetite da futura mamãe está alterado e talvez ela não consiga comer em grandes quantidades, principalmente por causa dos enjôos.
O uso de óleos e cremes para proteção da pele não estão contra indicados, mas não podemos afirmar que irá protegê-la quanto ao aparecimento de estrias, pois estas dependem da ação hormonal e da elasticidade da pele. O aparecimento de manchas na pele, principalmente na face, ocorrem devido a uma hiper-pigmentação, chamada de cloasma, desaparecem pós gestação. O uso de protetor solar fator 30 esta indicado.

- 8 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O embrião está na transição para feto, já tem o aspecto humano e todos os órgãos. O bebê cresceu rápido e tem cerca de 31 mm.
Algumas mulheres começam a sentir desejos. Desejos são sinal de que alguma deficiência nutricional precisa ser compensada ou de que as alterações hormonais ainda precisam se estabilizar.
A gestante poderá vir a ter azia em qualquer período da gestação devido, além da diminuição da motilidade, a mudança de posição do estomago. Considera-se o estado emocional e tensão nervosa como fatores que contribuem para a azia, além da fadiga e dieta inapropriada.
As varizes também podem aumentar durante a gestação devido a compressão dos vasos sanguíneos pelo útero. Paciente que já apresentam varizes, devem fazer uso de meias elásticas e manter os membros elevados sempre que possível, evitando longos período de posição ortostatica(de pé).

- 9 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê já está com 4cm e pesa pouco mais de 1g, como se fosse uma uva itália. É nessa semana que começa a formação do esqueleto. Ele já consegue fazer movimentos simples, como mexer o braço e a perna.
Nesse período, a gestante poderá sentir muito sono, estar mais distraída, por isso é preciso ter cuidado ao volante em trajetos longos. É normal sentir sono, ficar irritada, ter enjôos.
É hora de fazer seu primeiro ultrassom, ver os membros em movimento e ouvir o coração do bebê. Para o médico esse exame é importante porque acerta a idade gestacional (caso tenha dúvida da data da última menstruação) e define se a gravidez é tópica (dentro do útero) e única (um feto).

- 10 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê tem uma intensa movimentação na bolsas de líquido. As costelas começam a se formar, assim como ossos dos dedos das mãos e dos pés.
Caso tenha mantido seus hábitos alimentares saudáveis, deve ter engordado 400 gramas. Seu interesse sexual volta ao normal neste período.
A gestante poderá vir a ter flatulência (gases) e constipação durante a gravidez.
Um dos fatores que contribui para a flatulência é a diminuição dos movimentos intestinais (peristalse), sendo bastante desconfortáveis. Procure mastigar bem os alimentos, evitando alimentos formadores de gases como feijão, milho, repolho, couve, doces.
Para evitar a constipação procure alimentos ricos em resíduos, fibras, cereais e líquidos em abundancia, e evite alimentos como massas e doces. Exercícios promovem um bom funcionamento intestinal. O uso de laxantes deve ser indicado somente pelo seu obstetra.

- 11 SEMANAS DE GESTAÇÃO
A partir de agora o bebê está totalmente formado e crescerá até o nascimento. É nessa semana que ele coloca, pela primeira vez, a mãozinha no rosto.
Esse é um período difícil do ponto de vista emocional. A gestante poderá sentir-se mais amedrontada e preocupada com seu bebê. Abortos espontâneos podem ocorrer no primeiro trimestre. Não tenha receio de fazer muitas perguntas para seu médico. Ele vai saber lidar com suas angústias.
Nessa semana seu médico vai pedir um ultrassom para medição da translucência nucal e outros dados Este é um exame importante que serve para afastar, em 85%, os casos de cromossomopatias, ou seja, ele detecta má formação e anomalias causadas por alterações, tanto nas estruturas, quanto no número de cromossomos, como a Síndrome de Down. O exame pode ser feito até o final da 13º semana.

- 12 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O feto mede de 6 a 7,5cm, pele e unhas começam a crescer.
Neste período, a gestante deve preparar as mamas para o aleitamento, usar soutiens firmes, mantendo a mama ereta. Nos casos de mamilos pouco salientes massagear com o polegar e o indicador, fazendo movimentos de rotação sobre o mamilo, nos mamilos invertidos, fazer pressão com os dois polegares na aréola(parte escura da mama), deslocando-o para fora no sentido vertical e horizontal. Estes procedimentos simples podem ser auxiliados com o uso da vaselina.
A atividade física deverá ser iniciada o mais precoce possível. Os exercícios físicos (caminhadas, ginástica para gestantes ou hidroginástica) são importantes durante a gestação, desde que sejam orientados pelo obstetra e professores treinados para trabalhar com gestantes.
Durante todo o período da gestação, a gestante deve manter uma dieta diária bem balanceada, com proporção de frutas, legumes, verduras e proteínas.

- 13 A 14 SEMANAS DE GESTAÇÃO
No início do quarto mês o bebê começa a brincar, dá pontapés e se espreguiça. Com 12 semanas, o bebê tem 9cm, pesa entre 14g e 30g e está totalmente formado e a salvo dos riscos de anomalias físicas.
Começa o melhor período da gestação, livre de incômodos gástricos e mal-estares. A barriguinha começa a aparecer, mas vêm o formigamento nas mãos e nos pés e as câimbras.
As câimbras podem ser aliviadas com massagens, bolsa de água quente, movimento de extensão da perna acometida. Reavalie as suas atividades físicas e o consumo rotineiro de banana pode contribuir para evitá-las.
As mulheres não costumam ganhar muito peso durante os primeiros 3 meses de gravidez - geralmente cerca de 2 quilos.

- 15 A 19 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê vê, escuta, chupa o dedo, cresce e ganha peso rapidamente. Já passou dos 10cm e tem 50g e vai dobrar de peso até o final da 19º semana.
A barriga se torna mais proeminente e a mamãe deverá usar roupas confortáveis e sapatos baixos. Essa é uma fase normalmente muito tranquila para a mãe.
As glândulas da pele estão mais ativas durante toda a gestação eliminando, portanto, mais secreções. Recomendamos banhos diários, de chuveiro com temperatura pouco elevada, uso de sabonetes neutros e xampus normais. Não devem ser realizadas duchas vaginais.
O uso de tinturas ou permanentes para os cabelos não estão contra indicados em pacientes que nunca fizeram reação alérgica, porém, aquelas que nunca fizeram uso de tais produtos, recomenda-se evitá-los na gestação.
Nessa fase, trocamos o ácido fólico pela vitamina específica para gestante.

- 20 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê tem 330g e mede 25cm. Ele se movimenta como um astronauta e os dedos já estão totalmente separados.
A mamãe e seu bebê começam a se conhecer melhor. Sua barriga já está crescendo e ela aguarda sentir o bebê chutar a qualquer momento!
O enjôo deve ter passado de vez e a futura mamãe pode fazer uma visita ao dentista para uma avaliação. A gestação desgasta os dentes. Sempre que houver necessidade de tratamentos odontológicos estes devem ser realizados. Não há contra indicação para que gestantes recebam este tratamento. Escovação, uso adequado do fio dental, uma alimentação pobre em açúcar e rica em proteínas e vitaminas são medidas preventivas.

- 21 E 22 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê pesa 350g, tem cílios, sobrancelhas e unhas.
Nessa quinzena a mamãe sentirá, pela primeira vez, os movimentos do bebê. Pode até levar um susto no primeiro momento, mas esse é o primeiro sinal de interatividade entre ela e o seu bebê.
Agora é a hora de fazer o ultrassom morfológico, para ter certeza do sexo do bebê e do seu desenvolvimento normal. Seu médico deverá pedir os exames laboratoriais de sangue e urina novamente.
O sexto mês é ideal para iniciar a participação em encontros e cursos de gestantes com seu marido. Vai ajudar muito, tanto no pré-parto, como no pós-parto e no primeiro mês do bebê.

- 23 E 24 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O feto aos seis meses tem 32cm e pesa 850g. Reconhece a voz da mãe e do pai. Cresce rápido e ganha peso. Brinca, chuta, faz alongamento, se espreguiça e adora receber carinho dos pais.
No sexto mês o volume de sangue está 30% maior que o normal. A gestante ganhou cerca de 6,4 kg, está com a pele bonita, brilhante e hidratada.
É comum sentir um pouco de taquicardia - sensação de que o coração vai sair pela boca e a respiração fica um pouco mais curta. Beba muita água é essencial para evitar cistite.
É normal também ter dor nas costas e a digestão mais demorada. Ah!, não esqueça que vai precisar ir mais vezes ao banheiro, porque o peso do bebê começa a pressionar a bexiga.

- 25 A 27 SEMANAS DE GESTAÇÃO
Neste período o bebê pode dormir enquanto a mãe está acordada e passar a noite toda em atividade, atrapalhando seu sono. Mas ele está feliz da vida! E já tem 1 kg.
Vale repetir: cuidado com os conselhos de mãe, sogra e comadre. Confie no seu médico! Faça a dieta aconselhada, os exercícios para preparar a musculatura e a respiração para o parto.
No dia-a-dia é frequente o endurecimento da barriga por movimentos bruscos do bebê - ação e reação: ele chuta, o útero contrai.
A partir dessa fase, se viajar de carro, mude frequentemente de posição, estique os pés. Se estiver dirigindo, pare a cada 2 horas e descanse - no mínimo - 15 minutos. Não existe mais o mito de não poder andar de avião; pode sim, até o sétimo mês. O desejo sexual aumenta e o casal entra numa fase muito harmônica.

- 28 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê começa a ganhar peso rapidamente a partir da 28ª semana. Ele já tem 1,1 kg.
Você está no sétimo mês da gestação e a postura muda: inclina-se para trás para equilibrar o peso da barriga. Anda tipo "patinha" - você sabia que o nome científico desse jeito de andar é marcha anserina?
Nessa fase, os pés incham. O inchaço nos pés (edema) é o resultado da compressão do retorno venoso e demais alterações circulatórias inerentes a gestação. Dormir com os membros inferiores elevados, repousar 10 a 15 minutos várias vezes ao dias com os pés elevados são preventivos.
O repouso e o sono são primordiais para recuperação de energia. Durante toda gravidez, há uma tendência de cansaço mais rápido. O sono de oito horas é considerado ideal. Durante o dia ter como rotina pequenos intervalos de relaxamento muscular e mental.
Se houver sangramento, interrompa as atividades sexuais e fale com o seu médico a respeito.

– 29 A 30 SEMANAS DE GESTAÇÃO
Nessa quinzena o bebê engorda e chega a pesar 1,6 kg e tem 35 cm a 40 cm. Brinca e até soluça. É fácil a mãe escutar o "ploc-ploc", achando que é batimento cardíaco mais lento, mas na verdade são movimentos musculares involuntários.
Período para repetir todos os exames sorológicos que podem evitar a transmissão para o bebê de vírus como: o HIV (vírus da Aids), e os vírus da hepatite B (HBV) e C (HCV).
Comece a reduzir sua rotina, porque o feto é viável para o nascimento, ou seja, seu bebê já pode nascer. Nessa quinzena, 85% dos bebês já estão na posição cefálica (de cabeça na posição) ou pélvica (sentado).

– 31 A 32 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê já passou dos 2 kg e mede de 40 a 45 cm.
Na segunda metade do sétimo mês, você já pode ter contrações, suportáveis e esparsas. A linha "nigra" está localizada no abdome anterior, dividindo a barriga ao meio. Ela desaparecerá no pós-parto, não se preocupe. Você pode se sentir muito cansada e está MUITO sensível.
As suas consultas pré-natais passam a ser quinzenais, para prevenir acidentes como a pré-eclampsia e o trabalho de parto prematuro.
Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.
Se for diagnosticada pressão alta, há perigo de eclampsia. O médico acompanhará seu estado, usando medicamentos se necessário.

– 33 A 34 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê está com oito meses, o rostinho está rechonchudo e cor de rosa. Pode ter bastante cabelo. O peso dele está em 2,4 kg e está pronto para nascer. Já está na hora de vocês escolherem o pediatra. Parentes, amigos e seu médico de confiança podem ajudar você com dicas e informações.
Se engordou acima do necessário, é importante manter uma dieta, pois nessa fase o volume de sangue já aumentou 50%.
Você sentirá dores nas costas, Também terá alguma dificuldade para respirar porque o diafragma, que ajuda nos movimentos respiratórios do pulmão, está sendo empurrado pelo útero elevado.
As lombalgias (dores nas costas) são queixas habituais das gestantes, porque a coluna sustenta um peso cada vez maior. A lordose fica mais acentuada pelo esforço para equilibrar o corpo. Torna-se mais grave se a musculatura abdominal está relaxada. Uma boa postura, alinhamento corporal, exercícios, o uso de sapatos com saltos adequados são medidas preventivas.

– 35 A 36 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê está em posição de parto - de cabeça para baixo. A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e fiquem prontos para respirar de verdade. Pesa mais de 2,5 kg.
Você deve estar totalmente informada sobre qual será o tipo de anestesia do parto e cesariana - anestesia peridural ou raquianestesia. A maneira mais moderna e eficaz de tirar a dor do período de dilatação é a anestesia peridural, pois alivia ou quase anula a dor, mas as contrações se mantêm.
Se já começou o curso para gestantes, aproveite para tirar todas as suas últimas dúvidas relacionadas aos cuidados com seu bebê. Você agora deve alimentar sua confiança e sua tranquilidade. Já leu muito sobre o parto, já leu muito sobre bebês. Lembre-se: esse tempo de espera é feito para preparar você para tornar-se mãe.

– 37 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê está totalmente pronto para nascer.
A barriga pressiona o estômago e, pelo refluxo, pode provocar azias diárias. As contrações são esparsas e a maioria indolor. A partir de agora, o colo pode estar aberto com perda do tampão e a barriga estará mais baixa.
Na consulta pré-natal, o médico fará o exame de toque. O retorno é semanal nas consultas médicas. Não deixe de relatar qualquer anormalidade ao seu médico.

– 38 A 40 SEMANAS DE GESTAÇÃO
O bebê deverá estar com peso entre 3 kg a 3,5 kg e mede cerca de 45 cm. Ele enxerga, ouve e chupa o dedo. Está preparado e começa a ficar sem espaço, porque cresce rápido e ganha 200g por semana.
Está chegando a hora do parto. Alguma ansiedade é normal. A dificuldade para dormir aumenta - use dois travesseiros para respirar melhor. Os reflexos estão diminuídos, por isso, é melhor parar de dirigir. Você deverá estar pesando 12 kg a mais do que no início da gravidez. A dilatação começa.
Na última semana, as contrações ficarão frequentes e ritmadas, passando de um ritmo de 1 a cada hora, até chegar a 1 a cada 10 minutos e com 30 segundos de duração, típicas do trabalho de parto.
Quando as contrações ficarem mais fortes e a dilatação adequada (5-6 cm) você poderá tomar a anestesia peridural. O parto pode levar até 14 horas. Esse é o momento que só uma MULHER pode sentir e dimensionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário