1 de nov. de 2012

A importância do ácido fólico na prevenção de DATN

DATN significa Defeito Aberto do Tubo Neural. Quando ocorre fechamento inadequado da parte superior do tubo neural (cabeça), o resultado é a anencefalia (ausência da calota craniana e da pele que a recobre, deixando o cérebro exposto.

A anencefalia é possível de prevenir com a suplementação periconcepcional de ácido fólico.

Para prevenir o DATN, as mulheres em idade fértil precisam ingerir ácido fólico.

A falta do ácido fólico no organismo da mãe pode impedir a renovação das células durante a fase de fechamento do tubo neural do bebê, causando a DATN.

É possível encontrar a forma natural do ácido fólico (folato) nos alimentos de folhas verde escuras, como couve, brócolis, espinafre, feijão, lentilha, ervilha, milho, amendoim e morango. Também é encontrado no suco de laranja e na carne de fígado. No Brasil, é obrigatória a adição de ferro e ácido fólico nas farinhas de trigo e de milho industrializadas, incluindo as que são utilizadas por panificadoras.

Como a maioria das mulheres não consome naturalmente a quantidade suficiente de ácido fólico, por não conseguirem manter uma alimentação balanceada devido às urgências do dia a dia, a melhor forma de assegurar a prevenção é pela ingestão dele na forma sintética, por meio de suplementos alimentares.

CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário