19 de dez. de 2012

SOL - CUIDADOS COM AS CRIANÇAS


A pele das crianças é muito mais sensível aos raios solares do que a pele de um adulto. Até aos 3 anos, é muito fina e permeável, o que a torna muito sensível à desidratação e aumenta o risco de queimaduras solares. As células da pele que se pigmentam sob a ação dos raios solares e a protegem, ainda não são suficientemente eficazes nessa função.

Com os recém-nascidos, e até os 6 meses, os cuidados devem ser redobrados. Não há mal nenhum em levar o seu babe à praia mas deve evitar a sua exposição ao Sol. Isto porque, antes dos 6 meses, não se deve passar qualquer tipo de protetor solar, mesmo que infantil. A pele do bebê é ainda muito fina e sensível, estando sujeita a irritações e alergias.
Os banhos de sol devem durar entre cinco a dez minutos, podendo aumentar-se gradualmente esse tempo, mas nunca ultrapassar uma hora e sempre nas horas de maior segurança – até às 9h e após as 16h.
Nos dias nublados também é preciso ter cuidado! As nuvens enganam e deixam passar mais de 80 % da radiação. Os cuidados nestes dias são os mesmos que nos dias de céu limpo.

A partir dos 6 meses

A partir dos seis meses o seu bebê já está preparado para aproveitar o Verão, a praia, o sol e a piscina. No entanto, a exposição solar deve ser cercada de cuidados, sempre, sempre, com a máxima cautela, mas sem o privar do Sol. Dosar e prevenir são as palavras de ordem.
Nunca se esqueça que a roupa é uma proteção importante, bem como o protetor solar infantil, mesmo nos horários recomendados de sol (até às 9h e depois das 16h). Aliás, os protetores solares são obrigatórios! Estes devem ter um fator de proteção adequado, nunca inferior a 30 para os bebês.
Aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição solar prevista e reaplicá-lo de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o creme seja resistente à água. Insistir nas zonas mais expostas, principalmente no rosto e nos ombros. E não esquecer áreas como as mãos, dorso dos pés, nariz, lábios e a zona em redor dos olhos. 
E, ainda que protegido, não deve permanecer mais do que 1h exposto ao Sol, devido ao reflexo através da areia. A hora ideal para um banho de mar ou piscina é entre 6h e 7h da manhã.
Uma regra prática e fácil para todos: se a sombra é menor pequena que o nosso corpo, está na altura de evitar o sol; se é longa e fina pode aproveitá-lo!

Regras gerais

·        Não use filtro solar em bebês com menos de 6 meses de idade. Mantenha-os fora do sol.
·        Assegure-se de que há sombra total nos carrinhos e na cadeirinha do carro. Quando sair na rua, use sempre sombrinhas para o sol.
·        Para crianças de 6 meses ou mais:
·        Evite o sol entre 10 e 16 horas, quando a radiação solar é mais intensa.
·        Proteja a criança com chapéus e roupas. Um bom chapéu de sol deve proteger as orelhas, nariz e lábios.
·        Aplique filtro solar com FPS 30 em todo o corpo de seu filho.
·        Reaplique o filtro solar a cada 2 horas, principalmente quando ele for à água ou transpirar muito.
·        Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado.
·        Não se engane com dias nublados. Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina.
·        Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.
·        Evite deixar a criança completamente nua na praia. A areia nem sempre está limpa, podendo causar irritações ou infecções cutâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário