9 de nov. de 2012

Mamografia e Diagnóstico de Câncer de Mama


O método mais recomendado para o diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia. O Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que mulheres, a partir dos 40 anos de idade, façam mamografia uma vez por ano. 


A "chapa" deve ser guardada para comparações futuras.Dependendo de seus fatores de risco (por exemplo, se fuma ou se sua família tem antecedentes de câncer no seio), seu médico pode recomendar uma programação diferente. um exame de alta sensibilidade que pode mostrar o câncer muito antes de ser palpável.Esse exame não pode ser substituído pelo ultrassom (ultrassonografia) de mama ou pela ressonância magnética de mama.

1 de nov. de 2012

A importância do ácido fólico na prevenção de DATN

DATN significa Defeito Aberto do Tubo Neural. Quando ocorre fechamento inadequado da parte superior do tubo neural (cabeça), o resultado é a anencefalia (ausência da calota craniana e da pele que a recobre, deixando o cérebro exposto.

A anencefalia é possível de prevenir com a suplementação periconcepcional de ácido fólico.

Para prevenir o DATN, as mulheres em idade fértil precisam ingerir ácido fólico.

A falta do ácido fólico no organismo da mãe pode impedir a renovação das células durante a fase de fechamento do tubo neural do bebê, causando a DATN.

É possível encontrar a forma natural do ácido fólico (folato) nos alimentos de folhas verde escuras, como couve, brócolis, espinafre, feijão, lentilha, ervilha, milho, amendoim e morango. Também é encontrado no suco de laranja e na carne de fígado. No Brasil, é obrigatória a adição de ferro e ácido fólico nas farinhas de trigo e de milho industrializadas, incluindo as que são utilizadas por panificadoras.

Como a maioria das mulheres não consome naturalmente a quantidade suficiente de ácido fólico, por não conseguirem manter uma alimentação balanceada devido às urgências do dia a dia, a melhor forma de assegurar a prevenção é pela ingestão dele na forma sintética, por meio de suplementos alimentares.

CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO.