23 de mai. de 2014

Obesidade Infantil é tema de campanha que pretende conscientizar crianças e adultos

Estudos internacionais mostram que, por causa da obesidade infantil, as crianças de hoje possam viver em média cinco anos a menos do que os adultos da atualidade. A principal causa é o sedentarismo. 

Os males causados às crianças e adolescentes vão desde consequências físicas à psicológicas, no momento em que os "gordinhos" acabam sendo vítimas de apelidos constrangedores e sofrem com auto-estima baixa. Para alertar sobre esse grave problema de saúde pública, a Sociedade de Pediatria lançou no início de março a campanha que pretende conscientizar a população.
O trabalho de comunicação foi desenvolvido pela Agência Paim e poderá ser acompanhado em diversos meios de comunicação. Além disso, haverá outdoor e uma peça publicitária localizada em um dos mais movimentados pontos de lazer da capital gaúcha, o Parque Moinhos de Vento (Parcão). A peça elaborada pela agência traz uma gangorra na qual um dos lados está permanentemente abaixado, fazendo uma referência ao problema causado pela obesidade infantil. A campanha é dividida em duas fases: primeiro, será feito um alerta e, após, haverá a orientação de como combater o problema.
- A obesidade infantil traz preocupações que vão muito além da estética. Crianças obesas têm dificuldade para praticar atividades físicas, problemas ortopédicos e distúrbios relacionados com o sono. Além disso, têm mais chance de desenvolver algumas doenças durante a infância, como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes e alteração do colesterol, triglicerídios e outros - afirmou a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Patrícia Lago.
Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, , em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).
Fonte: www.sprs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário