1 de abr. de 2015

VACINA CONTRA HERPES-ZÓSTER ESTÁ DISPONÍVEL NO BRASIL

Já existe no Brasil uma vacina que ajuda a reduzir a incidência do herpes-zóster e a atenuar a gravidade do quadro clínico, caso se manifeste.

O que é o herpes-zóster?
Um tipo de infecção causada pelo mesmo vírus da catapora na infância, o varicela-zóster, que fica adormecido, alojado na coluna. Ele causa bolhinhas ou vesículas de água na pele, que aparecem em áreas que os médicos chamam de dermátomos, ou seja, por onde passam os nervos. Após os 50 anos, o vírus pode ser reativado pela queda natural da imunidade no organismo. Essa condição é chamada de  imunossenescência.
 

Quais são os sintomas?
Uma dor aguda e debilitante, bolhas e, depois que elas estouram, as feridas. Esses são os primeiros sintomas. Há pacientes que relatam ainda coceira, formigamento e queimação.

Qual é o tratamento?
É feito a partir de remédios antiviriais, analgésicos, anti-inflamatórios e  anticonvulsivantes, que reduzem as complicações.

É possível prevenir o aparecimento do herpes-zóster?
Sim. Existe uma vacina, que ajuda também a prevenir uma complicação chamada neuralgia pós-herpética. Depois que a doença é tratada, o paciente pode ficar com dor no nervo, que dura meses ou anos.

Esta vacina foi aprovada nos Estados Unidos em 2006. No Brasil, ela chegou no início de 2014 e está sendo bastante difundida. Infelizmente, ela ainda não é encontrada no SUS. Por enquanto, só está disponível em clínicas particulares, sendo o preço um fator limitante para nós brasileiros. Hoje, uma dose custa em torno de R$ 400,00.

Qual é a indicação?
A vacina é indicada para adultos acima de 50 anos, contudo sabe-se que a resposta é ainda mais eficaz quando tomada entre 60 e 69 anos. A aplicação é no braço, por via subcutânea, em dose única. Por enquanto, ainda não há dados sobre a necessidade de reforço.

O que dizem os estudos sobre a eficácia desta vacina?
Os estudos internacionais mostram uma redução da gravidade da doença e da duração do tempo da dor. Eles mostram também redução no aparecimento do herpes-zóster em aproximadamente 50% dos pacientes e diminuição da neuralgia pós-herpética em 70%. É bastante.

Quem não pode?
Esta é uma vacina de vírus vivo atenuado, ao contrário da vacina da gripe, que é de vírus morto. Ele entra no nosso organismo e produz anticorpos contra a doença. Pessoas que têm alergia ou hipersensibilidade à gelatina ou à neomicina, utilizadas como veículos, não podem tomá-la. Além dessas, pacientes que estão com febre na vigência da vacinação, que tenham imunidade baixa, que estão fazendo quimioterapia, que tenham leucemia, linfoma, doenças imunossupressoras como o HIV e tuberculose ativa. Por fim, as grávidas não podem tomar de jeito nenhum por risco de malformação fetal.
              

Fonte: http://www.senhorasesenhores.com/vacina-contra-herpes-zoster-esta-disponivel-brasil/08 Nov 2014 por Carla Dórea Bartz

Nenhum comentário:

Postar um comentário