26 de ago. de 2015

Endometriose

Seguindo com algumas orientações, comentaremos hoje sobre Endometriomas de Ovário, que são cistos que acometem em torno de 44% das mulheres com endometriose.

Como o tratamento clínico isolado não tem resposta e o tratamento por meio de aspiração do cisto guiada por ultrassonografia não é indicado, devido devido aos altos índices de recorrência, além do risco de infecção, o tratamento cirúrgico vídeolaparoscópico dos endometriomas é a alternativa terapêutica mais eficaz.

As principais indicações são: dor pélvica, dispareunia e infertilidade ou a possibilidade de interferir com o tratamento de infertilidade. Estudos recentes demonstram que mulheres submetidas ao tratamento cirúrgico conservador como cistectomias ou ooforoplastia (retirada da cápsula do cisto preservando ovário) ou apenas a drenagem do cisto com destruição da cápsula NÃO apresentam prejuízos dos resultados reprodutivos, o primeiro com melhores resultados.

Hoje somos sabedores, que a preservação dos ovários em período reprodutivo, em endometriomas, tem papel fundamental não só na terapêutica mas também na perspectiva e padrão de vida da mulher. É claro que os casos devem ser individualizados e a escolha do tratamento cirúrgico tem que considerar idade do paciente, quadro clínico, tempo de infertilidade e a possibilidade de realização de fertilização ou não.

Dr. Leandro Netto
Ginecologista e Cirurgião de Vídeolaparoscopia

Nenhum comentário:

Postar um comentário