2 de jul. de 2016

Diabetes aumenta risco de um ataque cardíaco



Pacientes com diabetes correm um risco consideravelmente maior de morrer devido aos efeitos de um ataque cardíaco. O risco é 56% maior se o paciente tiver tido um infarto do miocárdio com elevação de ST (STEMI) e 3% se o paciente tiver sofrido um ataque cardíaco sem elevação de ST (NSTEMI). Este é o resultado de um estudo britânico publicado na revista “Journal of Epidemiology and Community Health”.

A pesquisadora principal Chris Gale e sua equipe de cientistas da Universidade de Leeds analisaram dados de 700.000 pessoas admitidas no hospital entre 2003 e 2013 depois de terem sofrido um ataque cardíaco. Desses, 121.000 eram diabéticos. Depois de ajustar para fatores como idade, sexo, comorbidades e diferenças no tratamento cardiovascular, os pesquisadores encontraram diferenças marcantes nas taxas de sobrevida.

Apesar desta associação ser conhecida há muito tempo, "não sabíamos se esta observação era devido ao paciente ter diabetes ou a outras condições comumente vistas em pessoas com diabetes", disse Mike Knapton da Fundação Britânica de Cardiologia (British Heart Foundation). Este é o primeiro estudo a mostrar conclusivamente que o efeito negativo na sobrevida está associado ao diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário