20 de dez. de 2016

CONSUMO DE ÁLCOOL POR ADOLESCENTES

O álcool é a substância mais consumida entre os jovens, sendo que a idade de início de uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura.
O uso de álcool na adolescência está associado a uma série de comportamentos de risco , além de aumentar a chance de envolvimento em acidentes, violência sexual e participação em gangues. O uso de álcool por adolescentes está fortemente associado à morte violenta, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem.
O consumo de álcool causa modificações neuroquímicas, com prejuízo na memória, aprendizado e controle dos impulsos.
O amadurecimento cerebral ocorre ainda ao longo da adolescência.. Aos 20 anos ainda o córtax pré-frontal ainda está imaturo.Como ele pode ser afetado pelo uso do álcool, uma série de habilidades que o adolescente necessita desenvolver e que são mediadas por este circuito - como o aprendizado de regras e tarfas focalizadas- ficarão prejudicadas. O hipocampo , associado à memória e ao aprendizado, é afetado pelo uso de álcool  por adolescentes, apresentando-se com menor volume em usuários de álcool do que em controles e tendo sua característica funcional afetada pelo idade de início do uso de álcoole pela duração do transtorno. Estes dados são importantes, pois demonstram haver um efeito cerebral consequente ao consumo de álcool em adolescentes ;os efeitos ocorrem em áreas cerebrais ainda em desenvolvimentoe associadas a habilidades cognitivo-comportamentais que deveriam iniciar ou se firmar na adolescência.
O adolescente ainda está construindo a sua identidade. Mesmo sem um diagnóstico de abuso ou dependência de álcool, pode se prejudicar com o seu consumo, à medida que se habitua a passar por uma série de situações apenas sob efeito de álcool. Vários adolescentes costumam, por exemplo , associar o lazer ao consumo de álcool, ou só conseguem tomar iniciativas em experiências afetivas e sexuais se beberem. Assim , aprendem a desenvolver habilidades apenas possíveis com o uso de álcool e, quando este não se encontra disponível, sentem-se incapazes de desempenhar estas atividades, evidenciando uma outra forma de dependência.

- Um em cada quatro adolescentes que começam a usar drogas, álcool ou tabaco antes dos 18 anos provavelmente vai sofrer dano significativo da sua utilização.

- O uso e abuso de álcool entre jovens (abaixo de 21 anos de idade) é um problema generalizado em todo mundo. Nos Estados Unidos, crianças e adolescentes são responsáveis por quase 11% de todos consumidores  de bebidas alcoólicas. Uma pesquisa nacional indica que quase 40% de estudantes do ensino médio reportaram uso corrente de álcool e quase um quarto de "binge drink" (ingestão de quatro ou mais drinks de uma única ocasião) tornando o álcool a droga mais usada e abusada entre os adolescentes americanos.

Nos Estados Unidos, o consumo de álcool por menores está associado com significativos resultados sociais negativos, incluindo:
    - Acidentes fatais com veículos motorizados: aproximadamente 2000 colisões fatais com veículos motorizados , anualmente, envolvem motoristas adolescentes nos Estados Unidos
    - Visitas ao Departamentos de Emergência - 150.000 atendimentos nos Departamentos de Emergência estão associadas à intoxicação por ao uso de EtanoL nos Estados Unidos.

Análise secundária dos dados da pesquisa nacional nos Estados Unidos também mostraram uma associação entre que o hábito do "binge" com comportamento de risco entre os alunos do Ensino Médio:
   - VIOLÊNCIA - bebedores menores de idade estão mais envolvidos em lutas do que não bebedores (50 versus 22%)
   - AGRESSÃO SEXUAL - garotas que usam "binge drink" aumentam o risco absoluto de violência sexual em 9% (14 versus 9% , respectivamente).
   - IDEAÇÃO  SUICIDA - bebedores menores de idade êm 2x mais ideação suicida que naõ bebedores (24 x 12 %)
   - GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA
Fonte: http://www.sprs.com.br/sprs2013/home/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário