11 de nov. de 2014

A recepção como diferencial!!!

A recepção de um consultório ou de uma clínica é bem mais do que apenas um local onde os pacientes aguardam pela consulta. Neste espaço, todos os elementos podem influenciar a percepção de qualidade, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa. Por isso mesmo é tão importante que a equipe que atua nela esteja preparada para lidar com as mais diversas situações. Uma sala de espera abriga pessoas bem diferentes em torno de um objetivo em comum: a busca por um atendimento médico eficiente. Neste local, a recepcionista reina absoluta. Seu objetivo é receber os pacientes, orientá-los sobre o consultório e auxiliar no que mais for preciso.             

Essa posição de destaque pode transmitir a impressão de que não é preciso fazer muito para se sair bem. Mas isto é um equívoco. Atender bem é uma arte fundamental para qualquer prestação de serviço. Com isso, podemos concluir que o trabalho dos funcionários da recepção pode ser tão importante quanto o do médico quando o objetivo é oferecer um atendimento de excelência. O paciente também é impactado pelo ambiente em si e os elementos que o compõem: limpeza, decoração, disposição dos móveis, conforto disponível, facilidades como TV, música ambiente, etc. E todos estes itens devem ser gerenciados pela equipe da recepção. A recepcionista não apenas verifica se estes elementos estão dentro do esperado como também tem papel fundamental ao recolher o feedback e as impressões manifestadas pelas pessoas que por ali passam. 
             
Hoje, mais que atender bem, o consultório ou clínica deve estar focado em conquistar a confiança dos pacientes e gerar credibilidade. E para que este resultado seja atingido, médico e sua equipe de recepção devem trabalhar juntos e de maneira harmoniosa. 
 Muitos dizem até que a recepção é o cartão de visita do médico. Não é para menos. É neste ambiente que o paciente fará suas primeiras observações e tirará conclusões sobre a qualidade do serviço e a seriedade do profissional. E mais: a sala de espera é o local onde normalmente as pessoas passam a maior parte do tempo quando buscam um serviço de saúde.


Carla Cristiane Muller e Maria Joaquina Ribeiro Pires - Secretárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário