11 de nov. de 2014

Cuidado - Adoçantes artificiais estão ligados à intolerância à glicose.

Os adoçantes artificiais aspartame, sucralose e sacarina produzem anormalidades em camundongos e em alguns humanos, segundo pesquisa publicada em 17 de Setembro último, em uma das mais conceituadas revistas cientificas do mundo, a NATURE. 
As alterações na tolerância à glicose parecem ser provocadas pela microbiota (flora microbiana do trato gastro intestinal) e pode ser produzida em camundongos quando administramos a eles micróbios intestinais de uma pessoa que faz uso continuado de adoçantes. 
Foi encontrado que os adoçantes artificiais podem orientar a um aumento exagerado dos níveis de glicose sanguínea, a mesma condição que nós freqüentemente tentamos evitar que aconteça, e por isso consumimos os adoçantes artificiais. Devido ao fato destes adoçantes artificiais não serem digeridos ou absorvidos pelo corpo humano, os investigadores hipotetizaram que os micróbios intestinais eram os responsáveis por estes resultados. 
E assim, administrando micróbios de camundongos que receberam sacarina na sua dieta a camundongos livres de micróbios, estes mostraram alterações na glicemia enquanto que camundongos que beberam glicose, não apresentaram. 
Um experimento que envolveu 381 participantes não diabéticos mostrou que o consumo em longo prazo de adoçantes artificiais estava associado com aumento de medidas de obesidade central e de intolerância à glicose. Mas ainda, os experimentos humanos não são suficientes para fazer recomendações se a população deve ou não consumir adoçantes. 
 Dr. Elton Erhardt – CRM 23120/ Endocrinologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário