1 de jul. de 2015

Banho no frio: cuidados para seu filho


O friozinho chegou com tudo. As crianças são as que mais sentem os efeitos das baixas temperaturas e, muitas vezes, acabam ficando doentes – um sequência de gripes e resfriados que parece não ter fim. Por isso, nesse período do ano, é importantíssimo redobrar os cuidados com o banho dos filhotes. 

Veja nossas dicas: 
  • Horário: a melhor opção é dar o banho durante a tarde, no período mais quente do dia (por volta das 15h). Se não for possível, o melhor a fazer é dá-lo pela manhã, ou assim que o filhote voltar para casa da escolinha. Atenção: evite lavar os cabelos dos pequenos nos períodos mais frios do dia, mesmo que você vá secar os fios com secador. 
  • Local do banho: nos dias frios, escolha sempre os ambientes mais quentes da casa para banhar o filhote. Algumas mães preferem dar o banho no quarto, por este ser normalmente um local aquecido (e para não ter que transitar com o bebê pelos cômodos, quando o plano é colocá-lo para dormir logo em seguida). 
  • Temperatura da água: eu sei que no tempo frio temos uma tendência a tomar banhos ainda mais quentes. Mas tome cuidado com os pequenos: essa atitude pode prejudicar a pele sensível das crianças, principalmente daquelas com tendência a dermatite atópica (que têm, naturalmente, a pele mais seca). Se você não tem termômetros que medem a temperatura da água, coloque o dorso da mão na banheira e sinta se o banho está confortável. Essa mesma recomendação deve ser seguida pelos pais das crianças maiores, que já tomam vão ao chuveiro. 
  • Deixe os itens necessários próximos: antes do banho, coloque por perto os produtos de que vai precisar – como o sabonete e o xampu – até mesmo para que você se organize melhor. Ainda mais importante é deixar à mão as coisas que serão usadas quando o bebê sair da água – como a toalha, a fralda, a pomada e as roupinhas. Uma boa dica para o momento em que tirar o filhote do banho é secá-lo bem e colocar uma camiseta para aquecer seu peito, antes de qualquer outra coisa. 
  • Quantidade: o ideal é que os bebês e as crianças tomem banho uma vez ao dia no inverno, não mais do que isso. Seguir essa dica com os pequeninos é mais fácil do que com os crescidinhos, que costumam brincar e se sujar mais (a não ser que você tenha o irmão gêmeo do Cascão em casa – aí é facil, fácil!). Mas sempre que possível, siga essa recomendação – você evita que a proteção natural da pele seja removida pelo excesso de sabonete e água quente. 
  • Atenção aos produtos: assim como a nossa pele, a dos pequenos também costumam sofrer mais no inverno – efeito dos banhos quentes, do tempo seco e frio. Por isso, redobre a atenção nos cosméticos que você usa no banho do seu filho: prefira aqueles que você já utiliza normalmente, para não irritar a pele do filhote, que fica ainda mais sensível nessa época do ano. 
  • Opte pela praticidade: por experiência própria, posso dizer a banheira que vem com trocador acoplado me ajudou muito a dar os banhos na Catarina no inverno – já que eu tirava a pequena da água e a trocava rapidamente no mesmo lugar. Toalhas com capuz também são boas opções para manter o bebê aquecido. 

 Fonte: http://www.mildicasdemae.com.br/2015/06/banho-no-frio-cuidados-para-manter-seu-filho-quentinho-e-saudavel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário