13 de jul. de 2015

Sociedade de Pediatria do RS esclarece dúvidas sobre casos de Meningite

Os casos de meningite bacteriana registrados em diferentes municípios gaúchos colocaram a população em alerta. A Sociedade de Pediatria do RS esclarece algumas dúvidas comuns em relação ao assunto e assegura que não há motivos para pânico.
Segundo o médico do comitê de infectologia da Soc. de Pediatria RS, Juarez Cunha, a duração da proteção da vacina Meningococo C é em média de 5 anos e depois disso, o efeito começa a diminuir.
A rede de saúde oferece essa vacina para crianças de até dois anos. As doses estão no calendário vacinal e são aplicadas aos três e aos cinco meses de vida dos bebês, com reforço aos 15 meses (um ano e três meses). Este reforço pode ser aplicado até os dois anos de idade.
A entidade pede que os pais mantenham em dia a imunização dos filhos.
– Para quem pretender complementar e fazer a imunização do tipo B é obrigatório que seja feita na rede privada, que oferece ainda a tetravalente que protege contra os tipos A, C W e Y. Essas duas vacinas são recomendadas para crianças e adolescentes pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É importante esclarecer que cada tipo de imunização possui valores diferenciados, o que muitas vezes deixa a população confusa achando que houve uma elevação dos preços – afirmou Cunha.
A meningite é a inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça severa, náuseas, vômitos, confusão mental, convulsões, rigidez de nuca em pacientes mais comprometidos. Um sintoma especialmente importante é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de um ano, os sintomas são menos evidentes: febre, recusa alimentar, irritabilidade ou sonolência e prostração e, em alguns casos, abaulamento da moleira. Os sintomas das meningites virais e bacterianas são os mesmos. Diferente das virais, a meningite bacteriana, pode ser fatal. As pessoas com sintomas de meningite devem procurar, imediatamente, atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário