8 de set. de 2016

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO E SUA SAÚDE REQUER CUIDADOS



A primavera está chegando e é a estação do ano adorada pela maioria das pessoas, mas uma das piores para quem sofre de alergia respiratória.
Esta é a época da reprodução das flores. Pássaros, insetos e vento carregam o pólen e pequenas partículas ficam espalhadas no ar. O pólen ao entrar em contato com as mucosas ativa o processo alérgico. O nariz coça, os espirros começam, a garanta e os olhos ficam irritados.
Mas, não é só o pólen o inimigo. Ácaros e mofo também dificultam a respiração e se não forem cuidadas, principalmente se começaram na infância, podem ter consequências graves.
A higiene da casa e do ambiente de trabalho são fundamentais para amenizar os sintomas.
Em casos de crises respiratórias, procure seu médico. Há tratamentos desde medicação até vacinas.
Se você tem um alérgico em casa:
- Mantenha a casa arejada e limpa. O sol elimina os ácaros.
- Não é recomendado o uso de produtos químicos na limpeza, pois podem desencadear uma crise alérgica. Use água e sabão neutro, evitando detergentes e limpadores com cheiros fortes.
- Use sabão neutro para lavar roupas e lençóis.
- Prefira camas que não tenham cabeceira (estilo box), que devem ficar alguns centímetros afastadas da parede.
- Guarde brinquedos de pelúcia ou os envolva em plásticos transparentes.
- Tire os tapetes e carpetes da sua casa.
- Retire e lave o filtro do seu ar condicionado uma vez por semana.
- Evite cortinas ou dê preferência às do tipo persianas verticais impermeáveis, que são fáceis de limpar e evitam o acúmulo de poeira. Contratar uma empresa especializada para impermeabilizá-los pode ser a solução. Quando tratadas com impermeabilizantes, essas peças deixam de se tornar o ambiente ideal para o acúmulo de poeira, ácaros e o desenvolvimento de mofo.
- Antes de usar roupas que estavam guardadas é preciso lavar as peças e deixá-las ao sol, combatendo os principais causadores de alergias respiratórias.
- Cuidado com o banheiro. Mantenha-o arejado - os fungos servem de alimento para os ácaros. Se as paredes já estiverem com manchas escuras use fórmulas antifúngicas, como os produtos à base de ácido fênico.
- Não se utilize da vassoura, mesmo que o alérgico não esteja presente no momento de limpar a casa. As vassouras levantam partículas de poeira, ácaro e mofo, dispersando-as no ar. O ideal é passar pano umedecido com água no piso e nos móveis, o que evita a dispersão do pó, além de aspiradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário