31 de ago. de 2016

Lindo texto que está na porta de um consultório médico


A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a "*criança interna*" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos.
Existem semáforos chamados Amigos.
Luzes de precaução chamadas Família.
Ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão.
Um potente motor chamado Amor.
Um bom seguro chamado FÉ.
Abundante combustível chamado Paciência.
Mas há um maravilhoso Condutor e solucionador chamado Deus!

25 de ago. de 2016

DICAS DE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE



10 dicas de qualidade de vida e saúde que todo mundo conhece, mas ignora.

#1 – Só Vai Sair da Mesa Depois de Comer Tudo
Procure fazer refeições com alimentos naturais, consuma verduras, frutas e legumes. Estes alimentos são ricos em nutrientes.
Evite alimentos gordurosos e com muito sal e açúcar. Diminua ao máximo o refrigerante no seu dia a dia.

#2 – Beba Muita Água
Não espere sentir sede, sempre que puder beba um copo de água, os médicos recomendam 2 litros por dia. Substitua o refrigerante por água e tenha sempre um garrafinha de água quando estiver fora de casa.

#3 – Mexa-se
Fazer exercícios físicos regulares com certeza você sabe que é importante, mas não precisa se matar na acadêmia.
Faça algumas mudanças nos seus hábitos, troque o carro pela bicicleta ou caminhada, o elevador pela escada, e assim por diante. Sempre que possível, dance, é muito bom para o corpo e para a mente.

#4 – Pensamentos Positivos
Sua vida pode estar um caos, mas mesmo assim, tenha pensamentos positivos, isso ajuda a se concentrar, previne doenças e ainda melhora as condições de você encontrar soluções para seus problemas.

#5 – Organização é Tudo
Nada melhor do que encontrar tudo organizadinho ao redor, não é verdade?! Pois é, mantenha a sua vida organizada, tudo limpinho, suas tarefas em dia, controle financeiro. Isto ajuda a ter uma qualidade de vida mais tranquila.

#6 – Tudo Tem Limite
Tudo tem limite, principalmente o seu corpo, não faça dietas e exercícios que te exijam muito desgaste físico por muito tempo. Cuidado com isso.

#7 – Não Esquece o Protetor, hein!
Cada vez o sol parece estar mais quente, por isso, não só quando for a praia, mas em qualquer ocasião em que precise ficar algumas horas embaixo do sol, principalmente entre as 10h e às 16h, use protetor solar de acordo com o tipo de sua pele. Procure ajuda de uma farmacêutico na hora de comprar.

#8 – As Vezes é Bom Ficar Sozinho
Por mais que você tenha muitos amigos te chamando o tempo todo no WhatsApp e no Facebook e, em todas as outras redes sociais, além dos seus amigos que te procuram presencialmente, como também, todas as atividades que você precisa fazer.
De vez em quando é bom ficar sozinho, desligar o celular e ficar somente observando a natureza. Isso é muito bom!

 #9 – Senta Direito Menino!
A postura corporal é muito importante para a sua qualidade de vida, a maneira de deitar, sentar, carregar peso ou mesmo andar é essencial para a sua saúde, com o passar dos anos com uma postura errada acarreta problemas e até lesões.
Procure informações da melhor postura para você que trabalha em pé ou trabalha sentado.

#10 – Já Passou da Hora de Você Ir Dormir!
Não tem muito o que falar, você sabe a importância de uma boa noite de sono. Ficar sem dormir traz riscos diversos para a sua saúde, como irritação, falta de concentração, dores no corpo e até dores de cabeça intensa.

17 de ago. de 2016

Fica através deste acordado


Fica através deste acordado que todo filho tem o direito de admirar seu pai e brilhar os olhos quando este chega do trabalho. 

É direito do filho exigir abraços longos e apertados; dormir em cima de barriga do pai nos finais de semana; abrir todos os seus sentimentos quando estiverem presos no engarrafamento; pedir para comprar todos os produtos que apareçam no seu campo de visão quando estiverem no shopping. Ao pai fica assegurado o direito de dizer que está sem dinheiro. 

É direito constituído ao filho reclamar, chorar por qualquer coisa, dizer que ninguém o entende e passar por uma fase difícil durante a adolescência. 

Fica assegurado ao pai o direito de colocar o filho de castigo e tirar dele o celular, mesmo sabendo que tais atitudes acentuarão os efeitos descritos na abertura deste parágrafo. Ao filho cabe se arrepender depois de velho e declarar, mesmo que de maneira informal, "agora eu entendo meu pai". 

Fica assegurado o direito de todo pai passear com seu filho de mão dada. Todo pai tem o direito de dizer "eu te amo" em qualquer hora, local e situação. Todo pai tem direito a fazer cócegas na barriga da filha. Todo pai tem o direito de chorar nas apresentações escolares. Todo pai tem o direito de ser maquiado pela filha em um sábado a tarde. Todo pai tem o direito de imitar o lobo mau em restaurantes e correr atrás das crianças. Parágrafo único: objetos quebrados durante as brincadeiras deverão ser repostos. 

Fica acordado que pai e filho nunca se separarão. Nunca brigarão pra sempre. Nunca dirão adeus. Nunca morrerão. Mediante viabilidade científica, fica garantida vida eterna, próspera e saudável para pais e filhos. Que se amem pra sempre e sejam felizes. E por estarem assim justos e acordados, assinam em pensamento o presente contrato.

Texto de Marcos Piangers
Do livro O PAPAI É POP

5 de ago. de 2016

Aleitamento nas primeiras horas de vida pode salvar 800 mil bebês, diz Unicef

  O leite materno é a primeira vacina do bebê, a primeira e melhor proteção que tem contra a doença e os transtornos.
  Cerca de 77 milhões de bebês, um de cada dois, não tomam leite materno nas primeiras horas de vida, o que lhes priva de nutrientes, anticorpos e contato com a pele da mãe que são essenciais para protegê-los das doenças e da morte, segundo denunciou nesta sexta-feira o Unicef.
  "Fazer com que os bebês esperem tempo demais para ter o primeiro contato fundamental com sua mãe fora do útero diminui as possibilidades do recém-nascido de sobreviver e limita a produção de leite da mãe", afirmou em comunicado a assessora superior de nutrição da organização, Francia Bégin.
  Além disso, segundo explicou o porta-voz do Unicef em Genebra, Christophe Boulierac, se todos os bebês fossem alimentados só com leite materno desde o momento em que nascem até os seis meses, "mais de 800 mil vidas seria salvas a cada ano, por isso que é uma questão de vida ou morte".
  Segundo os especialistas, quanto mais o aleitamento é atrasado, maior é o risco de o bebê morrer no primeiro mês de vida.
  Atrasar o aleitamento materno de 2 a 23 horas depois do nascimento aumenta o risco de morrer nos primeiros 28 dias de vida em 40% e atrasá-la por 24 horas ou mais aumenta o risco de morte em 80%.
  Os bebês que não tomam leite materno têm 14 vezes mais probabilidades de morrer do que aqueles que se alimentam só com leite materno.
  "O leite materno é a primeira vacina do bebê, a primeira e melhor proteção que tem contra a doença e os transtornos. Quase metade das mortes de crianças menores de cinco anos são de recém-nascidos, a aleitamento antecipado pode fazer a diferença entre a vida e a morte", asseverou Begin.
  Em muitos países é costume alimentar o bebê com fórmula para lactantes, leite de vaca ou água com açúcar nos três primeiros dias de vida, o que atrasa a lactação.
Os progressos nestas zonas para aumentar a prática do aleitamento foram lentos nos últimos anos.
  Na África Oriental e Meridional as taxas de aleitamento precoce aumentaram 10% desde o ano 2000 e nas partes Ocidental e Central do continente não houve mudanças.
  E isso apesar de as taxas de mortalidade entre os menores de cinco anos serem as mais altas do mundo.
  Na Ásia meridional a taxa de aleitamento precoce experimentou uma melhora (de 16% no ano 2000 a 45% em 2015), mas o Unicef alerta que ainda há 21 milhões de recém-nascidos que não são amamentados em seus primeiros dias.
  Em nível mundial, só 43% dos bebês menores de seis meses são amamentados de maneira exclusiva.
Autor: EFE
http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=27257

1 de ago. de 2016

AOS PEDIATRAS PELA PASSAGEM DO SEU DIA 27/07

“Em medicina somente quem tem muito amor a dar, escolhe pediatria como especialidade. 
 
Os pediatras, diz a lenda, falam com Deus. Fazem seu diagnóstico através de uma semiótica ainda púbere, retirada da aura dos anjos ou do gesto incipiente do simbólico balbucio. Estes especialistas prescindem da fala para o diagnóstico, viajam além dos olhos, têm a leveza do beija-flor e a mão é pluma que cai, transformando o gesto em tolerância e carícia. 
 
Na criança, a dor, a mímica, a careta, o riso, o choro, a cor, o sabor, a lágrima têm uma interpretação fora dos tratados da semiologia tradicional. E, somente quem tem n’alma a permissão e o endosso de Deus, pode examinar a leveza do gesto, a complacência do olhar, a permissividade do sorriso, a mudez transitória, para conceber na criança, a certeza do diagnóstico e da terapêutica. 
 
Bastaria esta graça, este império de decências para colocar o pediatra bem mais perto de Deus. Amém!”
 
José Teles - Academia Cearense de Letras

Pediatras, parabéns pelo seu dia!!!
Equipe da Vita Clínica

AMAMENTAR

Amamentar é um ato psíquico, 
Indiscutivelmente,um ato político, 
Seguramente,um gesto psicológico... 
Amamentar é um momento magnífico, 
Traduz,decerto,um posicionamento crítico, 
Amamentar é um ícone ecológico... 
Para muitas mães,traduz um ato prático, 
Para muitos bebês,um exercício rítmico, 
Talvez,dos movimentos,o mais democrático,
 Dos comportamentos, o mais mítico... 
Amamentar é fantástico... 
É o antídoto contra o bico plástico, 
É mais antigo que o homem paleolítico, 
Definitivamente, o encontro mais romântico 
Possivelmente,o termo mais poético, 
Provavelmente,o contato mais intimo, 
E,embora às vezes ganhe um tom dramático, 
Não há como negar-lhe o lado místico... 
Não há como não ver seu lado lúdico, 
De significado tão elástico, 
Coerente como um cálculo aritmético. 
Por isso um gesto sempre tão simpático, 
Por isso nunca de um padrão estático, 
Por isso quase sempre um gosto estético... 

Marcus Renato de Carvalho
Luis Alberto Mussa Tavares

PORQUE PEDIATRAS PROIBEM O ANDADOR?



A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estima que o acessório, apesar das recomendações dos médicos, ainda é usado por cerca de 60 a 90% dos bebês entre seis e 15 meses de idade. E os riscos são inúmeros: queimaduras (pela proximidade com tomadas e panelas), intoxicações, afogamentos e, principalmente, quedas. Além de atrasar o desenvolvimento motor dos bebês.

Estudos mostram que 70% das crianças que sofreram traumatismos com andadores estavam sob a supervisão de um adulto. Outro fator que facilita os acidentes é o fato do peso da cabeça da criança ser desproporcional ao resto do corpo. Ela pende para frente com facilidade, postura que é potencializada pelo andador.

Além disso, o uso do aparelho pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança, fazendo com que ela leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar. Outro prejuízo diz respeito a atividade física: embora ganhe mais mobilidade, a criança gasta menos energia para alcançar o que lhe interessa. “Todos os seres humanos aprendem a caminhar sem andador”, diz Nei Botter Montenegro, ortopedista e traumatologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. “Por isso, além de ser perigoso, ele não traz nenhuma contribuição ao desenvolvimento da criança.”
Ainda assim, o produto é facilmente encontrado nas lojas. Em alguns países, como o Canadá, a comercialização do andador é proibida. No Brasil, infelizmente, não há legislação que proteja a criança nesse caso.

Pedimos aos pais que sejam responsáveis e não usem andadores para seus bebês.

Semana estudual da amamentação